Finalmente Shin Megami Tensei if...

Acredito que não seja novidade para os frequentadores aqui deste blog que eu acompanho a cena de tradução e romhacking na internet com muito entusiasmo, a boa nova de hoje é que depois de 6 anos finalmente o Ghideon Zhi junto a sua esquipe do Aeon Genesis lançou a primeira versão da tradução de Shin Megami Tensei if... para o inglês, isso que significa que o ciclo dos jogos da saga MEGATEN para Super Famicom estão praticamente completos já tendo todos os jogos CANON já traduzidos para o inglês e com o roteiro devidamente adaptado e agora sobrando apenas os dois jogos de estratégia Majin Tensei para fechar este belo pacote.


Mas do que se trata esse tal Shin Megami Tensei If?
Ele é o terceiro jogo para Super Famicom e talvez um dos primeiros Spin Off da série MEGATEN, ele foi publicado oficialmente em outubro de 1994 pela Atlus, a empresa dos RPGs alternativos e estranhos para praticamente tudo o que é videogame, apesar da série toda ser bem bizonha, de um modo superficial alguns fãs consideram Shin Megami Tensei If o mais diferente dentre os jogos MEGATEN produzidos para o Super Famicom, mas ai vai do julgamento de quem for se aventurar neste jogo, o que posso adiantar é que o enredo dele gira em torno de um adolescente perturbado que faz um puta acordo desgraçado, ou pacto como queiram, com um demônio e ao fazê-lo, ele arrasta toda a sua escola, os seus colegas e seus professores para o abismo, ali todos eles serão submetidos a várias torturas e testes modelados pelos sete pecados capitais ao melhor estilo da viagem ao inferno escrita por Dante Alighieri, em vez de termos divisões e progressões da história feitas com base nas nossas escolhas e ações, as alterações individuais na sua história são determinadas pelos quatro parceiros que você recruta no início do jogo, alguns dos quais estarão disponíveis apenas em algumas batalhas e partes temporárias do jogo, o que para mim foi praticamente um terreno adubado para o primeiro jogo da série Persona que viria a surgir poucos anos mais tarde para o Playstation 1, claro que existem diferenças destacáveis entre esse jogo e o Persona 1 mas algumas partes do desenvolvimento são bem semelhantes e o detalhamento disso ai eu deixo ao encargo dos fãs ou de quem for jogar para caçar todas as referências para nós.

Algumas screenshots maneirinhas do jogo:





Mas o que diabos é esse tal de MEGATEN que tanto fala?
Pretendo debulhar isso de maneira mais completa em uma postagem ou em um futuro vídeo para nosso canal do YouTube, mas em resumo MEGAmi TENsei é uma saga de jogos sendo a maioria dentro do gênero RPG que fora inspirado num romance literário de ficção científica escrita por Aya Nishitami de nome Digital Devil Story, tanto o romance como os jogos da série no geral tratam de temas tabus como comportamento, moral, desejo e religião se utilizando de histórias arrebatadoras do conflito bíblico, de outras culturas religiosas e de mitologias diversas como uma alegoria para o desenvolvimento da história, talvez a principal característica dos jogos sejam as histórias ramificadas que são baseadas em decisões e definem um alinhamento moral ao nosso personagem e os jogos por sua vez fazem um belo papel de registro histórico pois a série toda em seus mais de 30 anos de existência passou por quase todos os tipos de RPGs conhecidos, seja nos jogos oficiais ou em seus Spin Off o que não falta em Megami Tensei é variedade de estilos.

E não é funcionou 100%!
Créditos:
Gideon Zhi - Project leader, lead romhacker, assembly work
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byuu - Text compression tool
Ian Kelley - Translation
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