Emulação para novatos! (O texto é longo mas a leitura é válida)

Aquele bom e velho jogo que nunca mais vi (Introdução).

Diversas pessoas, adultas ou não, gostam ou já gostaram de videogames. Muitos conheceram estas máquinas nos anos 80, outros nos anos 90, e outros conhecerão em breve. É comum galera mais antiga ter tido seu primeiro contato com videogames  com o Atari, Odissey, MSX Gradiente e Hotbit, NES ou seus clones como Phantom System e Dynavision, Master System, entre outros, tem também os que conheceram os videogames com os famosos Mega Drive ou Sega Genesis e SNES e até mesmo com o Playstation 1, Sega Saturno, Nintendo 64 e Dreamcast, e por fim os mais novos que tiveram seu primeiro contato e conhecimento sobre videogame através do Playstation 2, Gamecube, Xbox Clássico até os consoles mais atuais do mercado e tudo isso sem deixar de esquecer da presença dos videogames portáteis como o Gameboy e Game Gear até o Playstation Portable "PSP" e Nintendo DS.

Muitos dos que pertencem ao grupo dos mais velhos não têm mais o prazer de jogar estes jogos que marcaram um lugar em suas vidas pela falta de peças, consoles quebrados, cartuchos queimados, dificuldade de encontrar um console usado e em bom funcionamento e o alto preço que os jogos e consoles antigos andam tendo devido a recente onda do "colecionismo" destes mesmos, isso e outros demais fatores se interpõem entre estas pessoas e a diversão. Estes até tentam jogar os jogos mais novos, mas são obrigados apenas a lembrar com saudade de seus primeiros games que por vezes ficam limitados a  alguma coletânea de jogos antigos ou um jogo similar que não é a mesma coisa.

Pois bem, chega de saudade. Para conseguir relembrar dos velhos tempos, foram criados os EMULADORES!


Sim, é facilmente possível jogar jogos antigos de videogames em seu computador, smartphone, tablet, Raspberry e até mesmo em alguns consoles mais atuais com hardware robusto e isso é possível graças aos programas chamados emuladores de videogame. Cada emulador é feito por um fã ou entusiasta e geralmente é distribuído gratuitamente para os demais fãs ou curiosos terem acesso a biblioteca de jogos de uma determinada plataforma.

Criar um emulador não é uma tarefa fácil. Você não pode simplesmente ligar um console ou inserir um jogo de videogame no seu computador copiar seus dados e esperar que ele se abra e funcione sozinho. Os emuladores são programas criados a partir do zero com a programação de computadores e são aperfeiçoados e atualizados por bons anos até que a qualidade e execução do jogo seja próxima ao do console de verdade.


Como disse a maioria dos emuladores disponíveis para as mais diversas plataformas e consoles possíveis são gratuitos mas alguns emuladores de jogos para seu smarthphone ou tablet (Windows/Android/iOS) por exemplo, podem exigir uma certa taxa mínima de doação para ajudar a contribuir com as atualizações do emulador ou um valor de compra para que você possa utiliza-lo por tempo indeterminado, com todos os recursos de cheats e save states ou sem anúncios.

Atualmente, emuladores de quase todos os sistemas até a denominada geração 32 bits de jogos e consoles rodam com precisão quase perfeita e tem cerca de 99% de compatibilidade com a biblioteca de jogos e os emuladores das gerações posteriores possuem cerca de 70% da biblioteca de jogos compatíveis e por vezes exigem que você possua um computador ou equipamento mais robusto para melhor executar estes jogos.

A grosso modo diria
jogos até a geração de 64 bits não vão exigir um computador de ponta, mas se pretende emular jogos de consoles como Dreamcast, Playstation 2, Game Cube ou Nintendo Wii isto exigirá que você possua um computador com maior poder de processamento, memoria RAM e até uma placa de vídeo razoável enfim um computador mais robusto como um todo.

Mas, o que é um emulador?

Um emulador é um software, que "finge" que seu computador pessoal, tablet, smartphone e até mesmo um console de mesa ou portátil mais novo e com mais recursos de hardware é uma outra máquina como um console de videogame, uma plataforma de computador antiga, um videogame portátil mais velho ou até mesmo uma máquina de fliperama/arcade, e claro o emulador aproveita este hardware robusto e com mais recursos para adicionar ferramentas novas como o "Save State" que permite salvar o jogo em qualquer momento da partida, os "Cheats" ou Trapaças que servem para adicionar facilidades no jogo como vidas infinitas, seleção de fases ou  recursos secretos do jogo como novos personagens, a "Screenshot" para fotografar um momento do jogo como uma tela de password ou uma vitória conquistada e recursos que servem para melhorar a resolução, aplicar filtros no gráficos, gravar vídeos entre outras coisas.

Então, basta eu conseguir um emulador do meu videogame favorito e poderei jogar todos os meus antigos jogos no meu computador?
Quase. Não basta ter apenas um emulador, pois o emulador emula somente o videogame, e não os jogos. Para os jogos, você precisará de ROM's ou ISO's dependendo da plataforma que deseja jogar.

 
Mas, o que são ROM's?

ROM's são imagens dos jogos, é como se o jogo fosse transferido do cartucho e colocado num arquivo de computador. E é mais ou menos isso o que é feito. Através de cabos e acessórios especiais, os jogos são convertidos em ROM's. Esse processo se chama DUMP, ou seja, copia-se o jogo da sua origem para outro lugar através de um processo eletrônico. Podemos dizer que é um processo "parecido" com o de copiar arquivos entre o seu computador e um pendrive.


Basicamente uma Imagem ROM (Read Only Memory; em português: "Memória apenas para leitura") é uma cópia em arquivo de um chip de memória ROM, muitas vezes um cartucho de Videogame, o firmware de um sistema embarcado, celular, console ou de uma máquina de Arcade.
Apesar do termo ROM significar Read Only Memory ("Memória apenas para leitura"), existe o chamado ROM Hacking que é a edição de ROM's, normalmente usando um editor hexadecimal, com o propósito de fazer traduções e corrigir defeitos de jogos, mas não se limitando a isso.

O ROM Hacking também tem o propósito de praticamente "criar novos jogos" editando e criando fases existentes nas ROM's. Como o mercado américo-latino de jogos é pequeno, pouquíssimos títulos são lançados nos idiomas espanhol ou português, sendo esse um dos principais motivos que leva romhackers (quem edita ROM's) a editar os jogos para seu idioma. Porém, a edição de ROM's é considerada violação de propriedade intelectual em diversos países, salvo em ocasiões em que se possui o jogo original. Nesse caso, a ROM é categorizada como backup (cópia de segurança do jogo).

O termo Imagem ROM é utilizado também para outros tipos de memória de não voláteis tais como PROMs, EPROMs, EEPROMs, e Memórias Flash. Muitas vezes, é utilizado incorretamente para imagens de CD's ou DVD's ou mesmo de fita cassete. Os termos corretos para estes casos são Imagem de Disco e Imagem de Fita, respectivamente.

ROMs ou jogos para emuladores e consoles são softwares como quaisquer outros. Portanto, seu uso indevido está sujeito aos rigores da lei.

Existem muitos formatos (extensões) para os arquivos ROM's os mais comuns estão listado abaixo:

Formatos de arquivos de ROM's:
  • Atari -> .BIN/.A26
  • Game Boy Advance -> .GBA
  • Game Boy Color -> .GBC
  • Game Boy -> .GB
  • Master System -> .SMS
  • Sega Game Gear -> .GG
  • Mega Drive -> .BIN / .SMD / .GEN
  • Nintendo -> .NES
  • Playstation 1 -> .Cue+.BIN / .ISO
  • Playstation 2 -> .Cue+.BIN / .ISO
  • Playstation Portable/PSP-> .ISO / .CSO
  • Dreamcast ->.CDI / .GDI / .BIN / .CUE / .MDF / .MDS / .NRG
  • GameCube ->.ISO
  • Nintendo 64 -> .N64 / .V64/ .Z64
  • Nintendo DS -> .NDS / .IDS
  • Nintendo 3DS/New 3DS ->.CIA/.3ds
  • Super Nintendo -> .SMC / .SFC
  • XBOX -> .XEX
  • XBOX 360 -> .XEX / .EXE
  • Super Game Boy -> .SGB
Se você é regular no mundo dos jogos ou da emulação, provavelmente já encontrou esses intrigantes códigos no final dos nomes das ROMs, pois quando você efetua o download de algumas delas, elas podem vir com nomenclaturas adicionais do tipo (UEJ) [!] no final do nome do jogo.

Mas o que essas pessoas querem dizer? Um pouco de esclarecimento é necessário para entendermos esses CÓDIGOS PADRÃO.

Traduzindo os
CÓDIGOS PADRÃO:

[!] - Check good dump, a ROM é uma cópia exata do jogo original; não houve hacking ou modificação.

[a] - Versão alternativa, a ROM é uma cópia de uma edição alternativa do jogo.Muitos jogos foram re-editados para corrigir erros ou para impedir o uso de Game Genie ou outros periféricos de cheat.

[b] - Bad Dump, uma ROM que foi corrompida porque o jogo original é muito antigo, devido a uma copiadora de roms defeituosa (utilizando uma conexão incorreta) ou ao carregá-la em um servidor de distribuição. Essas ROMs geralmente sofrem com erros gráficos ou, às vezes, não funcionam.

[f] - ROM fixada, uma ROM que foi modificada para funcionar melhor em um cartucho flash ou emulador.

[h] - ROM hackeada, ou seja, a ROM foi modificada pelo usuário, alterando o código interno ou códigos de região para adicionar uma introdução personalizada ou editando o conteúdo do jogo.

[o] - ROM overdumped A ROM contém mais dados do que o jogo original. Este dado extra é inútil e não afeta o jogo; apenas aumenta o tamanho da ROM.

[p] - Versão pirateada, ou uma cópia de uma versão pirata do jogo, essas ROMs geralmente têm suas mensagens de direitos autorais ou os nomes de seus editores removidos ou corrompidos.

[t] - Versão com trainer, um "Trainer" (código especial que é executado antes do início do jogo) foi adicionado à ROM. Isso permite que o jogador acesse "cheats" de um menu ou durante o jogo.

[! p] - Dump pendente, esta é a cópia mais próxima do jogo original até hoje, mas ainda estamos aguardando uma cópia correta da ROM.


[T-] - Old Translation, tradução antiga que pode ser funcional mas as vezes se encontra incompleta, descontinuada com ou erros na codificação dos textos traduzidos.

[T+] - Newer Translation, versão mais recente de uma tradução que costuma ter os textos revisados e com correções de bugs de texto.

(-) - Ano Desconhecido, geralmente uma versão hackeada sem informações do autor do hack que levam a falta de informações como o ano em que foi produzida ou terminada.

(M#) - Multilinguagem, onde # é igual ao número total de linguagens disponíveis, é uma versão com muitas línguas geralmente atribuído a uma versão europeia ou um hack de uma versão europeia.

(###) - Bad Checksum,
cada ROM possui um Checksum que verifica se todos o bytes de informação na memória estão corretos, se ocorre uma falha nessa verificação, o que significa que parte dos dados não corresponde mais ao valor original, as vezes isso indica uma falha mas no geral não costumam afetar a funcionalidade das ROM.

(??k) - ROM Size ou Tamanho da ROM, é atribuído a uma versão onde o valor ?? é igual ao tamanho total de dados sem compressão

ZZZ_ - Não Classificada, versão sem qualquer informação mínima sobre o autor, alterações feitas e que ninguém sabe ao certo como foi parar na internet.

(Unl) - Não licenciada, geralmente uma versão finalizada de um jogo famoso
que fora distribuído de forma massiva mas que não teve ou não tem licença da empresa distribuidora ou fabricante original para poder ser distribuída de forma comercial.

CÓDIGOS DE REGIÃO:

(A) - Austrália.
(As) - Ásia.
(B) - Brasil.
(C) - Canadá.
(Ch) - China.
(D) - Países baixos.
(E) - Europa.
(F) - França.
(G) - Alemanha.
(Gr) - Grécia.
(HK) - Hong Kong.
(I) - Itália.
(J) - Japão.
(K) - Coréia.
(Nl) - Holanda ou Países Baixos.
(No) - Noruega.
(R) - Rússia.
(S) - Espanha.
(Sw) - Suécia.
(U) - Estados Unidos.
(UK) - Reino Unido.
(W) - Versão global, mundial, comum em qualquer lugar em que o jogo foi oficialmente vendido.
(Unl) - Não licenciado.
(PD) - Domínio público, software gratuito e freeware.
(Unk) - País ou origem desconhecida.
SPECIAL CODES para Gameboy e Super Nintendo:

[C] - Color, jogo exclusivo para Game Boy Color.
(BS) - BS ROMs, jogo exclusivo do acessório Satellaview para Super Famicom.
[S] - Super Game Boy, ROM do cartucho que servia para jogar jogos de Game Boy no Super Nintendo/Famicom.
(ST) - Sufami Turbo, jogo exclusivo do cartucho Sufami Turbo para Super Famicom.
[BF] - Bung Fix, jogo que sofreu alguma correção.
(NP) - Nintendo Power, Jogo dumpado do cartucho Nintendo Power que possuia uma memória flash que comportava até 7 jogos e que poderia ser sobrescrita diversas vezes via download.

Lembre-se: Os jogos possuem direitos autorais. Uma vez que as ROM's, que na verdade são jogos, elas ainda são protegidas por leis. É mais ou menos o que acontece com as músicas MP3. Uma vez, que, mesmo sendo um arquivo de computador, ainda é a música, as leis de direitos autorais continuam vigorando ainda mais com os serviços de streaming e com os constantes relançamentos de jogos que costumam renovar a licença de uma jogo deixando ele bem longe do status de "abandonware", um software abandonado. Então, em tese você só pode ter as ROM's se tiver a mídia original do respectivo jogo em sua casa como uma espécie de backup, ainda sim isso é muito questionável nos dias de hoje.

Está certo, mas onde eu consigo os emuladores, ROM's e ISO's?
Em diversos sites sobre o assunto. Como existem vários, use o Google, Yahoo e outros sites para te ajudar na busca.

Mããããããsss como eu, O Garimpeiro sou legal fiz uma compilação de links de fácil acesso "Neste Post" localizado aqui neste Blog, e lembre-se sites de jogos antigos podem sair fora do ar ou mesmo fechar por diversos fatores, até fatores legais como recentemente aconteceu, então não deixem de comentar lá caso encontre um link "Fora do Ar/Offline".

Todos os consoles e jogos são emulados?
Não. Existem muitos consoles e jogos, mesmo antigos, que não são emulados, por diversos motivos, no caso dos emuladores, é devido ao videogame ser muito novo, ou pouco conhecido, ou mesmo porque ninguém tentou emular tal console. No caso das ROM's, existem duas formas delas não serem emuladas:

a) a ROM ainda não existe, isso quer dizer que ainda não foi dumpada (copiada), isso acontece quando o jogo possui forte encriptação, não é muito conhecido ou é muito novo;

b) a ROM existe, mas nenhum emulador pode fazer ela funcionar, isso ocorre quando o jogo possui compressão diferente do normal, ou quando os emuladores existentes ainda não conhecem o padrão deste jogo.

Espere aí! Quer dizer que esses incompetentes não fazem o trabalho direito, e seus emuladores ainda não emulam todos os jogos???
Calma. Em primeiro lugar como disse no começo da postagem, criar um emulador é muito difícil. É preciso ter grandes conhecimentos de linguagens de programação como C, C++, Assembler, entre outras. Em segundo lugar, a grande maioria dos criadores de emuladores são fãs dos consoles, que criaram os emuladores apenas para relembrar os velhos tempos, e resolveram compartilhar suas experiências com o mundo, através da Internet. Como a grande maioria dos emuladores é freeware, ou seja, gratuitos, e seus criadores têm vidas próprias, como estudos, trabalho e relações pessoais, não se pode exigir que eles "façam o trabalho direito".

Existem diversas produtoras de jogos, e cada uma delas faz o jogo do seu jeito. O programador de emuladores não pode fazer com que seu emulador emule um determinado jogo se ele não conhece o padrão de certo jogo. Eles não são obrigados a nada, e deve-se, sim, agradecer à sua boa vontade. Além disso, algumas empresas, ao criarem os jogos, encriptam os mesmos, a fim de evitar a pirataria, e isso dificulta muito o trabalho daqueles que dumpam ROM's e criam emuladores, pois estes têm que decifrar essa encriptação.

Mas, como eu posso saber se um emulador emula determinado console ou jogo?
Muitos dos links abaixo possuem uma espécie de comunicação, como e-mail, chat ou fórum de discussões. Você pode perguntar por e-mail aos webmasters dessas páginas, ou frequentar os fóruns e chats a fim de perguntar para outras pessoas que já conhecem.

Lembre-se: Quanto mais novo for o jogo, menores são as chances de ele já ter sido emulado ou dumpado.

Se as ROM's são arquivos de computador, é possível alterá-las?
Sim, sim e sim! Embora seja muito difícil, existem grupos que fazem coisas como traduzir as ROM's! Isso mesmo, traduzir! Já pensou jogar aquele RPG que você sempre teve vontade, mas não entendia bulhufas de inglês (ou pior, japonês) em português? É muito bom!!!! Para pegar ROM's traduzidas e traduções de ROM's, cheque os links abaixo!!!

Pode-se apenas traduzir as ROM's, mais nada?
Pode-se fazer qualquer coisa com as ROM's, como alterar as cores das roupas de personagens, mudar a aparência geral de personagem e cenários, acrescentar novos cenários (níveis, mapas, etc...), esse processo se chama Romhacking. Porém o mais fácil (acredite, mesmo sendo o mais fácil, ainda é difícil) é traduzir.

Jogos em CD, DVD, GD, Blu-Ray também são emulados?
Mais ou menos. Isso depende do emulador. Jogos em CD, DVD, GD e Blu-Ray podem ou não ser emulados dependendo dos recursos oferecidos pelo emulador. Por exemplo, os jogos em CD do PS1 (PSOne) e os jogos em DVD do PSTwo são emulados. Esses emuladores possuem a capacidade de ler mídias CD e DVD, respectivamente, que sejam colocadas no leitor do seu computador, e até mesmo ler arquivos ISO (cópias) dos jogos, mas nesse último caso é feito de outra forma. Para começo de conversa, não existem ROM's de jogos em CD, DVD, GD ou Blu-Ray.

Como assim, não existem ROM's? E como se joga, então?
Como explicado acima, o Playstation possui emuladores, e esses emuladores possuem a capacidade de ler mídias CD e DVD colocadas no leitor do seu computador, até esse ponto, a maneira de ler a mídia é idêntica a do console original.

A coisa muda de figura quando você baixa o jogo para determinados consoles, como os consoles com mídia em CD ou DVD. Para esses consoles, os jogos baixados estão geralmente num formato conhecido como ISO (ou alguma variante desse formato), que é um padrão adotado a alguns anos pela indústria que produz mídias (CD, DVD etc...).

Para ler o conteúdo desse arquivo existem 3 maneiras básicas:

a) usando seu programa de gravação preferido (Nero, ImgBurn, etc...) ou algum específico para essa finalidade, você grava o jogo (conteúdo da ISO) numa mídia e coloca a mídia no leitor de CD/DVD/Blu-Ray do seu computador para ser lido pelo emulador;

b) usando programas como o Daemon Tools ou Virtual Clone Driver, você emula uma mídia virtual com o conteúdo da ISO e lê essa mídia virtual usando o emulador;

c) o emulador possui a capacidade de acessar diretamente o conteúdo da imagem ISO, e lê o conteúdo da ISO, emulando o jogo. Os emuladores de PS1, PS2, GameCube e Wii, dentre outros, possuem essa capacidade.

Obs: os leitores de CD/DVD/Blu-Ray dos computadores NÃO conseguem ler mídias originais dos consoles! Somente mídias alternativas (piratas) podem ser lidas por eles!

Ótimo! Acho que já sei o bastante! Agora eu quero emular!!!Em primeiro lugar, nunca se sabe o bastante, sempre há mais para aprender. Mas, se já quiser emular, visite os "Links Úteis" localizados no menu do blog, e procure emuladores e ROM's para os sistemas que desejar!







Buááá, não deu certo, achei os emuladores e ROM's, mas não soube usá-los.
Calma. No começo é realmente difícil. Sempre leia os arquivos .TXT (normalmente README.TXT) que acompanham os emuladores e procure por dicas com pessoas que entendem, assim como tutoriais e aguarde pois em pouco tempo e com mais postagens iremos mostrar o passo a passo de cada emulador e curiosidades dobre a respectiva plataforma emulada para facilitar a sua vida.

- O texto foi migrado do blog Os Emulagamers que era destinado a um grupo que por diversos fatores está com sua atividade congelada, espero que um dia ele volte a atividade.

-  O texto teve atualizações e adaptações e foi baseado no documento postado no finado grupo Emulagamers por João Paulo Costa , atualizado por Laete Meirelles (Axion Drak) e por eu aqui utilizando de informações mais recentes do site https://www.mondemul.me/.