Minha singela apresentação (senta que lá vem história) parte I.

Olá, meu nome é Pedro Isaac tenho 25 anos e não possuo nenhuma espécie de apelido para com os mais chegados, apesar de utilizar o pseudônimo no mínimo curioso mas sem nenhum significado literal "DLaPlace" é o que carrego desde os tempos de MMORPG e das salas de chats e que tem origem no gosto que faço por um jogo de Super Nintendo abandonado lá pelas terras do sol nascente chamado Laplace no Ma também chamado de Laplace's Demon que é um titulo bem desconhecido para o Super Nintendo e considerado como um primo pobre de Sweet Home de NES, jogo esse que originou o conceito de "Survival Horror" de Resident Evil e que pelo qual faço bastante gosto, eu particularmente diria que Laplace no Ma é o primo do tio pobre de Resident Evil e de jogos de Survival Horror, mas hoje definitivamente não farei nenhuma análise sobre este jogo por agora (quem sabe na próxima postagem).

Laplace no Ma, completinho na caixa e perdido no Japão.
Minha bela história com os videogames e talvez uma de minhas memórias mais antigas que tenho sobre mim vem de 1994 (com 4 anos apenas) quando ainda morava em um bairro de São Paulo capital e passava os dias assistindo uma TV na sala do "apertamento", Tv éssa que deveria ter por volta de suas 14 ou 17 polegadas e era preta e branca, lembro que que ouvi pela TV o famoso grito TAFAREEEEELLLLLLL apesar de não entender o que ou quem era de fato Tafarel, lembro da matéria sobre a morte de Ayrton Senna e que só dei atenção para este fato pq meu Pai tinha o peculiar costume de gravar em um videocassete JVC todos esses fatos da televisão para poder editar com aberturas de seus filmes favoritos e fazer de suas gravações caseiras suas compilações ou pequenos filmes por assim dizer visto que câmera filmadora era o tipo de coisa que só rico tinha nessa época.

O VHS foi uma das alegrias de minha casa, meu pai volta e meus comprava fitas virgens
e eu aproveitava para gravar algum desenho ou filme para assistir depois.
Antes de eu chegar a conhecer ou jogar algum aparelho ou "console" de videogame em si as minhas primeiras e únicas diversões se resumiam a programação infantil de televisão e os brinquedos colecionáveis baratos e de qualidade duvidosa, afinal de contas estava ali no auge das lojas de 1,99 e os principais produtos que circulavam nessas lojas iam de produtos do lar inúteis (pasteleira, pipoqueira, afiador de facas e etc...) e diversos brinquedos eletrônicos ou não, meus brinquedos favoritos nesta época eram os bonecos de ação da antiga série animada dos X-Men que era exibido na rede Globo, os famosos Power Rangers que giravam a cabeça e principalmente os pacotes de soldados de borracha que vinham em kits de guerra que era variado com trincheiras, bunkers, turretas, tanques jipes entre outras coisas vale relembrar que nunca faltavam aqueles bonecos genéricos baseados em séries animadas antigas até para a época como Rambo, Action Man, Ninjas Assassinos, Cyborgues que sempre repetiam a formula do exercito de um homem só e que era carregado de aparatos e acessórios que só serviam extorquir mais dinheiro dos pais e que logo se perdiam ou viravam lixo.

Infelizmente não possuo mais tais brinquedos alguns deles como no caso dos X-Men "primeira geração"
estão custando pequenas fortunas entre os grupos de colecionadores de brinquedos.
Não posso deixar de falar boa e velha televisão dos anos 90 onde o horário das 6:00 da manhã até o 12:00 era tão disputado pelas emisoras quanto o famoso horário nobre da noite, neste horário tudo que tinha de desenho e séries de ação rolavam e eram recheados de propaganda de sorvetes, doces, chicletes, salgadinhos, brinquedos absurdamente caros que eram vendidos nas grandes lojas e que seus pais teriam de vender um outro filho para poder comprar entre outras coisas que compunham a boa e velha publicidade infantil, que sinceramente me deixa saudades, mãããsss indo mais ao ponto o primeiro brinquedo eletrônico que tive contato e que de certa forma me introduziu ao videogame foram 2 curiosos "mini-games" que meu pai havia havia comprado em uma casa de usados, o famoso usadão ou loja de consignados onde ele comprava material para mobiliar o apartamento e coisas do dia a dia como eletrodomésticos, os aparelhos de televisão, os meus futuros videogames(a maioria deles sempre foram de segunda mão), afinal de contas a minha família podia até não ser pobre mas não era abastada o suficiente para sair fazendo carnê ou crediário no Mappin para ficar pagando pelo resto da vida (um dia eu conto minha sobre sobre minha primeira e única visita que fiz ao Mappin).

Não sei como está atualmente mas a um bom tempo não era difícil encontrar os "Usadões" ou Loja de Consignados aos montes em SP, o forte dessas lojas sempre foram os móveis antigos e eletrodomésticos mas volta e meia sempre surgia algo interessante e barato de se ver e comprar.
Com uma boa noite de sono, memória e pesquisa descobri que um dos minigames era um jogo de Tênis da Tomy Tronic que aparentemente não teve distribuição nacional e o outro era um Game&Watch europeu que era um jogo básico de empilhar torres de pizzas chamado "Tandy Pizza" que já era de 1986, alias ambos já eram bem velhos quando eu os peguei porém bem conservados e na época o único trabalho que tive foi o de aprender a colocar uma pilha/bateria em um brinquedo, lembro que meu pai tinha pego esses jogos pagando pouco menos de 5 reais em ambos visto que ja eram usados e nem pareciam que ia funcionar (ate colocar as pilhas claro) e que meu pai deu eles para mim e falou "Pedro, tó aqui um game pra você" e logo já perguntei o que raios era um "game" e a resposta só se resumia a "é só um jogo, coloca a pilha que ele vai funcionar", obviamente já sai manuseando o jogo de Tênis cujo o aparelho mais se assemelhava a uma calculadora grande e antiga e foi o jogo que por aquele ano foi o que mais joguei principalmente com meu pai visto que ele tinha a possibilidade de se jogar com 2 pessoas e como meu pai na época já era um amante do jogo esportivo de tênis e por vezes fazia questão de se associar a um clube para praticar o esporte investindo seu dinheiro nos aparatos como as raquetes, bolas entre outras coisas essenciais ao esporte não demorou inclusive que ele tentasse me ensinar a jogar, uma tentativa que persistiu por anos porém falha por minha parte admito.

Claro que o meu minigame em questão não companhava a caixa e manual, mas fiquei muito feliz em encontrar as imagens do mesmo e descobrir que ele não era um produto de minha imaginação e que alias não é nem muito caro de se adquirir.
O jogo eletrônico de tênis em si era bem fácil de se dominar e muito intuitivo de se jogar e achava hipnotizante e interessante o poder controlar aqueles pequenos homens verdes que iluminavam aquela pequena tela verde, não preciso dizer que jogar aquilo de noite no escuro era um dos meu passatempo favoritos, que ele tinha um tom de verde que era hipnotizante de se ver e até que possuía uma boa variedade de jogadas para um simples minigame.


Uma pequena demonstração do funcionamento desde jogo.


Neste vídeo apesar das "labels" diferenciadas dá
para se ter uma idéia melhor de como ele funcionava
.


Com um pouco mais de pesquisa descobri que esses inicialmente minigames denominados Tabletop tiveram lá o seu espaço no mercado principalmente em países da Europa e Ásia  que onde se encontram até mais variedades desses mesmos mas não chegaram ser uma febre ou tendência de inicio, simplesmente ficou como uma opção de brinquedo, apesar de possuírem muito mais qualidade que os posteriores minigames da Tiger Eletronics, os jogos Tomy Tronic eram bem grandes e consumiam uma boa quantidade de pilhas e a maioria dos seus jogos inicialmente se resumiam a atividades ou modalidades esportivas ou algum jogo de corrida de moto, carros ou jogos espaciais, temas bem batidos mas que se vendiam na época e eram distribuídos por empresas do ramo de brinquedos de seu respectivo pais ou região, a Miro Meccano ou Meccano foi uma das principais responsáveis por difundir esses brinquedos na Inglaterra, já no Brasil não encontrei nenhuma referência ao jogo eletrônico de tênis e os mais similares que encontrei eram alguns  brinquedos como o Pense em e o Turbo Vídeo Driver este alias era uma versão do  Tomy Turning Turbo e você pode conferir aqui e que eram distribuídos pela Tec Toy cá em terra tupiniquins, mas em pouco tempo no mercado internacional de brinquedos esses minigames tabletop foram repaginados como miniarcades que tinham até distribuições de empresas mais conceituadas e conhecidas no ramo de videogames como a Coleco e traziam mais da cultura da época como a presença de alguns filmes como Tron e Star Wars e principalmente os jogos de fliperama como Pac-Man, Zaxxon, Pinbal, Space Invaders, Galaga, Asteroids e entre outros, mas esses já tiveram uma receptividade muito maior e até hoje continuam sendo muito mais caros e procurados que os Minigames com jogos de esporte e corrida da Tommy Tronic.

Esta é uma pequena amostra da variedade dos minigames da Tomy visto que eles
produziram mais de 150 variações de jogos diversos nestes aparelhos.
Já o Tandy Pizza que eu possui e jogava mais quando tinha que sair com meus pais para o mercado ou para guardar a fila do banco/lotérica para de pagar as contas era um clone ou variedade concorrente do Game&Watch originalmente distribuído pela Nintendo, o meu no caso era distribuído pela RadioShack mas a fabricação e o desenvolvimento era feito pela Tandy que chegou a fazer cerca de 103 variedades desses jogos e lembro que o meu foi teve o seu concerto feito em uma relojoaria pois ele possuía o compartimento das baterias parafusados por um parafusos muito pequeno e exigia no mínimo uma boa chave de precisão para abrir e trocar as baterias (ele usava 2 ou 3 se não me engano), ele usava baterias comuns de relógios digitais e muito diferente do jogo de tênis da Tomy ele durava muito mais tempo ligado e realmente cabia no bolso devido ao seu formato que se assemelhava a uma pequena carteira ou estojo, e talvez este de fato tenha sido meu primeiro contato com um portátil, alias ele muito diferente dos minigames da Tiger ou da TecToy acabava sendo legal pois não era nenhum imitação de algum jogo, era só um jogo simples e bobo de assar e empilhar pizzas no tempo de modo a acumular pontos quando completasse a torre de pizzas, de fato a premissa e a mecânica eram bem simples mas eram bem funcionais e confesso de me faz falta jogar um joguinho besta desses vez ou outra.

No meu caso eu tive a variante vermelha na ultima imagem a direita.
Claro que posteriormente eu cheguei ver e ter outras variedades de minigames ainda mais nas épocas onde jogos como os "Tamagochis" (que eu nunca fiz lá muito gosto na época) e os Brick Games (bem mais divertidos) fizeram a sua febre como brindes de lanchonetes ou salgadinhos e nas escolas primarias, mas esses 2 minigames em questão talvez ficaram marcados em minha memória justamente pela diferenciação que eles faziam dos demais populares, mesmo sendo bem mais antigos que eu mesmo tenho por mim que eles eram no mínimo muito mais originais pois como disse eles eram funcionais no que prometiam (diferente de alguns minigames que prometiam um jogo decente do Street Fighter ou Mortal Kombat), claro que na época chegou num ponto onde jogar esses 2 jogos quase todo o santo dia, ainda mais para uma criança de 4 anos que morava em apartamento, sem muitas crianças no prédio onde morava e não frequentava creche pois meus pais faziam questão de me alfabetizar em casa, além volta e meia ter de comprar pilhas para o jogo de tênis ou tentar bater o recorde do jogo de pizza pela milésima vez cansava, e cansava muito então havia periodos onde meu pai passava mais tempo brincando com o jogo de tênis do que eu mesmo e meu Game&Watch da pizza ficou guardado na minha gaveta de meias até um dia que era comum em todo o final de ano meu pai ver e planilhar o que tanto estava sobrando em casa para dar uma limpeza geral e isso significava que muita coisa velha que eu não usava mais seria doada para um parente menos afortunado ou alguém que meu pai quisesse ajudar doando algumas roupas e brinquedos velhos, como na época não imaginava a dificuldade de se encontrar esse tipo de coisa não liguei visto que no ano seguinte ganhei o meu inesperado primeiro videogame, mas hoje fico triste em não ter pelo menos guardado os 2 minigames para a posteridade, não que quisesse fazer alguma fortuna em cima disso mas gostaria de fazer um pouco mais de uso fruto deles.

Fontes de pesquisa e Informação:
- http://handheldempire.com/
- http://www.handheldmuseum.com/
- http://www.handheldmuseum.com/Tomy/index.html
- http://www.handheldmuseum.com/Tandy/index.html
- Imagens extraídas do GoogleImages e anúncios do Mercado Livre/Ebay.